Caliente Fm

Juiz cassa prefeito e vice de Sobral


O juiz da 24ª zona eleitoral determinou a cassação do diploma do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT). A decisão atinge também a vice-prefeita, Christianne Coelho (PT), e foi divulgada pelo próprio Ivo, às 22h45min desta segunda-feira, 27, no Facebook.


Segundo o prefeito, para ter validade, a sentença precisa ser confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), ao qual ele anunciou que recorrerá. Se a determinação for mantida, Ivo perde o mandato e haverá nova eleição.
A decisão do juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade foi tomada em ação movida pelo deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), segundo colocado na disputa do ano passado em Sobral.
O juiz entendeu que, por intermédio de “uma indeterminada terceira pessoa”, segundo Ivo, o prefeito teria comprado o voto de eleitor identificado como Erisvanio Custódio Santiago. “Pessoa com quem nunca tive nenhum contato e, segundo informações, já condenado por roubo”, afirma Ivo. “Essa foi a única evidência em que se baseou o juiz para nos condenar”, acrescenta.
O prefeito afirma que nunca comprou voto de qualquer pessoa, em qualquer eleição.

Fonte: O Povo

Sobral ocupa a primeira posição no ranking estadual na geração de empregos no interior em outubro

Pelo terceiro mês seguido, o município de Sobral registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (formais). Foram 665 novos postos de trabalhos gerados em outubro, o que coloca o município na primeira posição entre todas as cidades do interior do Estado, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa segunda-feira (20/11). Sobral ficou atrás apenas da capital, Fortaleza, que gerou 915 vagas de trabalho formais.

De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro, “Sobral experimenta um crescimento gradativo na geração de emprego”. Em agosto, o saldo positivo foi de 175 vagas. No mês de setembro, o município registou expansão, gerando 606 novos empregos. Em outubro, o nível de emprego cresceu 9,74%, batendo recorde no ano com 665 novos postos de trabalho. O acumulado para o período foi de 1446 novos empregos com carteira assinada. Os setores que mais impulsionaram a economia foram indústria, serviço e construção civil.

De acordo com Inácio Ribeiro, “o processo de geração de emprego não ocorre de forma espontânea. Não dá para gerar emprego confiando apenas na mão invisível do mercado. Esse processo precisar ser induzido”, justifica o secretário. Para ele, o sucesso alcançado pelo município é resultado de uma sucessão de fatores como “a retomada e o incremento dos projetos de capacitação de mão de obra pela atual gestão, como o Projeto Sobral Empreendedor e o Projeto Segunda Chance, por exemplo, aliados a política de atração de investimentos, que tem oferecido maior celeridade na abertura de novas empresas”, destaca Inácio Ribeiro.

Segurança no Centro será reforçada definitivamente com mais 160 policiais militares

O Centro de Fortaleza vai ganhar um reforço policial permanente, com mais 160 policiais que estarão diariamente em pontos fixos da Malha Central patrulhando a área e impedindo a ação de assaltantes e autores de pequenos furtos. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (21), num encontro entre o secretário da Segurança Pública do estado, André Costa, e representantes dos lojistas do Centro.

Os 160 homens da PM fazem parte da recente turma de soldados incorporada ao efetivo do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Segundo dados da SSPDS, somente entre os meses de janeiro e setembro, nada menos, que 3.966 casos de roubos e furtos foram registrados no Centro, conforme Boletins de Ocorrência (B.O).

De acordo com André Costa, até janeiro próximo, o Centro conta com um reforço policial de aproximadamente 400 homens, das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Eles participam da operação anual batizada de “Centro Seguro”. O objetivo é garantir a segurança e tranquilidade para as pessoas que vão ao centro comercial da Capital realizar as suas compras de Natal e Ano-Novo. Mas, com o fim da “Operação Centro Seguro”, o reforço é retirado.

Flutuante

No entanto, conforme a medida anunciada ontem (20), dos 400 agentes que estão trabalhando neste período natalino, 160 ficarão definitivamente no trabalho de patrulhamento das ruas do bairro.

Segundo os lojistas, em dias úteis normais, o Centro recebe uma população flutuante de até 350 mil pessoas/dia. No entanto, neste período natalino, esta população passa para até 600 mil pessoas nos dias mais próximos ao Natal.

As vias e logradouros com maior intensidade de fluxo de pessoas são as ruas 24 de Maio, General Sampaio, senador Pompeu, Barão do Rio Branco, Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, Liberato Barroso, São Paulo, Pedro Pereira, Pedro I, Senador Alencar e Castro e Silva; e além das praças José de Alencar, Lagoinha, do Ferreira, dos Leões, da Estação (Castro Carreira), Coração de Jesus, do Carmo, e no entorno da Catedral, se estendendo até a Rua José Avelino, onde está localizado um centro de venda de confecções e o Mercado Central de Fortaleza.

Fonte: Blog do Jornalista Fernando Ribeiro

Policiais militares de Santana do Acaraú prendem jovem com arma de fogo

Por volta ds 20h40 de ontem (22), Policiais Militares da cidade de Santana do Acaraú efetuaram a prisão em flagrante de Dionatha Dioleno de Maria, portando um revólver calibre 38 e 16 munições intactas. 

A prisão aconteceu no bairro Marapatá. O acusado foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

O acusado é natural de Santana do Acaraú, tem 23 anos e já reponde por vários procedimentos policiais.
Fonte: Sobral 24 horas

Governo do Estado suspende promoções de servidores

Todas as promoções de servidores do Estado do Ceará estão suspensas até o último dia deste ano,segundo Resolução do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal, coordenado pelo secretário de Planejamento estadual, Maia Júnior, e integrado por outros secretários.

A alegação para a providência adotada é a necessidade de o Estado ajustar a execução da despesa e assegurar o seu equilíbrio fiscal.

Leia a íntegra da Resolução:


RESOLUÇÃO COGERF Nº14/2017.

INSTITUI NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DA DESPESA E AJUSTE FISCAL NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO.

O Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal – COGERF, instituído pelo Decreto nº 32.173, de 22 de março de 2017, no uso das atribuições que lhes foram conferidas pelo art. 2º do mencionado Decreto e CONSIDERANDO, a necessidade de se realizar a gestão dos recursos públicos de forma responsável, mediante ações voltadas para elevação da eficiência e eficácia na aplicação dos recursos e melhoria da qualidade dos serviços públicos, RESOLVE:

Art. 1º Ficam suspensos todos os efeitos financeiros referentes às concessões de promoções horizontais e verticais aos servidores públicos civis e militares, no âmbito dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, até 31/12/2017, com o objetivo de ajustar a execução da despesa e assegurar o equilíbrio fiscal do Estado.

Art. 2º. As situações excepcionais ou de extrema relevância pública deverão ser submetidas à análise e deliberação do COGERF; Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

SALA DE REUNIÕES DO COGERF, em Fortaleza, 10 de outubro de 2017. Francisco de Queiroz Maia Júnior SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Carlos Mauro Benevides Filho SECRETÁRIO DA FAZENDA José Nelson Martins de Sousa SECRETÁRIO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL João Régis Nogueira Matias PROCURADOR GERAL DO ESTADO José Flávio Barbosa Jucá de Araújo SECRETÁRIO DE ESTADO CHEFE DA CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL

Fonte; Sobral 24 horas

Interpol investiga gringos no Ceará por tráfico, pedofilia e lavagem de dinheiro

Segundo informações, a maior parte dos 5 mil estrangeiros investigados são da Itália e da Alemanha.
A Interpol está investigando a atuação de mais de 5 mil estrangeiros por envolvimento em esquemas de tráfico, pedofilia, prostituição e lavagem de dinheiro. Segundo informações, a maior parte dos investigados são oriundos da Alemanha e Itália.

Um dos esquemas investigados é a abertura de escritórios de fachada para lavar dinheiro oriundo da venda de droga, extorsão e assaltos. As quadrilhas teriam ramificações no Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. No entanto a base das operações ficaria em São Paulo, sede dos grandes bancos.

Via Cearanews7